Muitas vezes, sem a devida atenção, as instalações hidrossanitárias vão ficando para o final, tornando este final muito emocionante. Necessidades do furos em vigas ou em pilares viram um pesadelos e levam a segurança da edificação para o ralo.
Pois bem! não seria muito melhor que todos os possíveis problemas fossem simulados em computador e resolvidos antes que nenhum concreto tenha sido lançado?
Pois é exatamente isso que fazemos. Em modelos 3D da edificação é possível observar o caminho percorrido por todas as tubulações, que não são poucas, definindo os melhores caminhos de passagem. Uma obra necessita de tubulações de água potável, tubulações para coleta das águas de esgoto, para coleta das águas pluviais (chuvas), tubulação de ventilação para que os cheiros desagradáveis não retornem para dentro da residência, tubulações para água quente e sistema de aquecimento.
Deixar tudo isso para o final é certeza de muita dor de cabeça e atrasos.
Com tecnologia BIM, o projeto hidrossanitário vai ficar compatível com a arquitetura, com o projeto estrutural e com o projeto elétrico, acompanhado da lista de todos os materiais que serão utilizados. Sem surpresas ou desperdícios.